quinta-feira, 11 de julho de 2019

O Uso do Véu na Santa Missa

Uma forma de respeito e devoção, assim e conhecido o uso do véu durante a santa missa. 

O uso do véu, pelas mulheres, já foi obrigatório durante a santa missa, principalmente quando a mulher fosse se aproximar do altar. Atualmente, algumas mulheres, a maioria jovens, vem aderindo o uso do véu na santa missa, isso tem chamando a atenção de mais mulheres, que tem a vontade de aderir ao véu, mas tem dúvidas se é permitido ou não. Iremos esclarecer essa dúvida. 

  • O uso do véu é permitido na santa missa? 
 Sim, o uso do véu e permitido durante a santa missa, não há mais a obrigação canônica, mas sim uma tradição, uma adoração, onde a mulher cobre sua beleza, deixa que apenas a beleza de Deus, venha resplandecer. 

  • O que dizia o código de direito canônico?    
 “Os homens, na Igreja ou fora dela, enquanto assistem aos ritos sagrados, devem trazer a cabeça descoberta, a não ser que os costumes aprovados do povo ou circunstâncias peculiares determinem de outra maneira; as mulheres, no entanto, devem trazer a cabeça coberta e estarem vestidas de forma modesta, especialmente quando se aproximarem da mesa da comunhão”. (Cân. 1262 §2). 
Hoje o código que vigora desde 1983 não informa nada em relação a esse assunto. 
  • Qual passagem da bíblia era utilizada para informar a importância do véu 
“Sede meus imitadores, como eu mesmo o sou de Cristo. Eu vos louvo por vos recordardes de mim em todas as ocasiões e por conservardes as tradições tais como vo-las transmiti. Quero, porém, que saibas: a origem de todo homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus. Todo homem que ore ou profetize de cabelos longos, desonra sua cabeça. Mas toda mulher que ore ou profetize com a cabeça descoberta, desonra a sua cabeça; é o mesmo que ter a cabeça raspada. Se a mulher não se cobre, mande cortar os cabelos! Mas, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou raspados, cubra a cabeça! 
Quanto ao homem, não deve cobrir a cabeça, porque ele é a imagem e a glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. Pois o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher, do homem. E o homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem. É por isso que a mulher deve disciplinar seu cabelo, por causa dos anjos. Entretanto, diante do Senhor, a mulher não existe sem o homem e o homem não existe sem a mulher. Pois, se a mulher foi tirada do homem, o homem nasce pela mulher, e tudo vem de Deus. 
Julgai por vós mesmos: será que é conveniente que a mulher ore a Deus sem estar coberta de véu? A natureza mesma não vos ensina que é desonroso para o homem trazer cabelos compridos, ao passo que, para a mulher, é glória ter longa cabeleira, porque a cabeleira lhe foi dada como véu? 
Se, no entanto, alguém quiser contestar, não temos este costume, nem tampouco as Igrejas de Deus.” (1 Coríntios 11, 1-16) 
  • Usar, ou não o véu? Isso vem do consentimento de cada um, você acredita que seguindo essa tradição, te deixará, mas confortável, para adorar a Deus, passe a usá-lo, mas não esqueçam que não basta apenas usar o véu, mas vestisse com muita modéstia e com muito pudor, olhai como veste a mãe do nosso senhor. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário