domingo, 11 de agosto de 2013

TEMOS FÉ?

   “Podemos até estar dispostos a descobrir nossos ídolos e desestruturar nossa vida. Porém, em troca, pretendemos ver claro, saber por qual caminho enveredamos, ter o controle nas mãos... Pelo contrário, Deus proclama ‘feliz aquele que crê sem ter visto’ . “ (Jo 20,29)

           
          Nesse ano da fé, onde somos convidados pela Santa Mãe Igreja a darmos passos mais fundos na nossa fé e doutrina, essa frase destacada que intitula esse texto, nos exorta ao abandono total em Deus.
            Costumamos encher a boca para dizer que somos pessoas de fé, de igreja... De Deus! Mas será mesmo? Será que o somos com todo nosso ser? Para respondermos tal pergunta, é necessária uma grande reflexão sobre a nossa própria pessoa. O que dizemos com a boca é a verdade do nosso coração, ou apenas queremos “manter a pose”?
            Muitas pessoas sentem o chamado para a vida consagrada, discernem esse chamado, atestam esse chamado, no entanto, dizem: “E se eu não conseguir ser fiel?” Na nossa infidelidade, Deus permanece fiel, pois não pode negar a si mesmo! “Mas eu não sou capaz disso ou daquilo...” Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos! “Mas, como viver da providência... e se me faltar algo? “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”!” Mas, se por acaso, na minha fraqueza, eu quiser voltar atrás... casar , ter filhos ... ? “Na minha fraqueza, então é que sou forte”! Normalmente, esses questionamentos vem de quem se julga cheio de fé!
            O que é a fé? Fé é crer naquilo que ainda não vemos, não possuímos. Fé é deixar nossos ídolos para trás e seguir em frente, mesmo que não aja grande claridade no caminho. Fé é exclamar com a vida “Sei em quem pus minha confiança!” Fé é compreender que mistério nunca se revela por inteiro, mas apenas uma parte dele é descoberta. Deus é um grande mistério, que podemos conhecer através da Palavra, da Sagrada Tradição e do Magistério da Igreja. Toda “pessoa” é um mistério, que podemos conhecer através da Palavra, dos ensinamentos da Igreja, das ciências, das relações humanas... porém, nunca conheceremos totalmente o ser humano . Toda vocação é um mistério, conseguimos percebê-la , identificá-la , vivê-la , mas nunca compreendê-la inteiramente.
 “Como se dará isso se não conheço homem algum?... O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá.” Maria, a mulher de fé, a mulher feliz porque acreditou sem ver, não pediu grandes explicações ao anjo. Ouvindo o chamado do Senhor, apenas questionou o necessário para prosseguir. O resto do caminho foi traçado passo a passo, conforme a vontade do Pai do céu.
            Geralmente temos um grande ídolo: o nosso EU! É o “eu“ que quer ter o controle nas mãos, pois é autossuficiente e não precisa de um Pai que o conduza e o carregue no colo. O “eu” é muito sábio, por isso, não se dobra aos conselhos do Grande Rei... Por acaso, o Rei sabe mais que ele? Esse “eu” é o primeiro ídolo que devemos deixar. Deixar sem querer nada em troca, nem mesmo um caminho cheio de iluminação onde podemos enxergar tudo com nitidez. O Senhor misericordioso, não nos desampara e , quando não enxergamos no decorrer da estrada , é Ele quem nos carrega nos braços.
            Que nosso coração possa gritar com o salmista “Minha alma se agarra em Vós, com poder vossa mão me sustenta”.  
           Acredite... É possível caminhar sem grandes holofotes! Tenha fé , dê o próximo passo !

Postado por SAV - FPSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário